PÁGINA 16 - Ricardo

Ricardo Bastos Machado

Ricardo Bastos Machado
Juiz Lança
"Resenhas"
Juiz Ricardo Bastos, que atua no Fórum de Passos, autografa hoje seu mais novo livro
Clic Folha
O juiz de direito Ricardo Bastos Machado lançou nesta quinta-feira (12)dezembro d 2013, no Fórum de Passos às 20h, seus mais novo livro "Resenhas". Escritor nas horas vagas, esta é sua nona obra, sendo a quarta lançada em Passos.


A noite de autógrafos também terá música e literatura, com a participação do Coral Pequenos Cantores de Cássia, alunos da Apae (Associação de Pais e Amigos do Excepcional), escritores e artistas.



Muitos leitores que já comentaram a obra do magistrado ficaram na dúvida se ela é uma poesia filosófica ou filosofia poética.  
====================================
RICARDO BASTOS MACHADO é natural de Belo Horizonte - MG.
Graduado em Direito pela UNESP. Mestre em Direito Público. 
Foi advogado da CEF e professor na UNIUBE (Uberaba),
FECOM (S.S. do Paraíso) e FESP/FADIPA (Passos).
É Juiz de Direito do TJMG.
É autor da letra do Hino do Poder Judiciário do Estado de Minas Gerais.


É autor de sete obras literárias.


Ricardo Bastos e Daniel Augusto Oliveira Machado

Dentre as realizações da gestão 2010-2012, merece destaque o concurso público destinado a selecionar a composição do Hino do Poder Judiciário do Estado de Minas Gerais, com o objetivo de fortalecer a identidade institucional e disseminar a missão, visão e valores do TJMG.
Em sessão pública no dia 27 de julho de 2011, divulgou-se o resultado do concurso, tendo sido abertos os envelopes de identificação dos candidatos. No dia 30 de agosto, em solenidade de comemoração dos 34 anos da Escola Judicial, ocorreram tanto a premiação e a entrega da placa comemorativa aos vencedores - o juiz Ricardo Bastos Machado e o músico Daniel Augusto Oliveira Machado filho do Ex Prefeito Douglas Antônio Machado e Nilse Maria -, quanto a primeira execução pública do Hino. O Edital do concurso foi publicado no Diário do Judiciário eletrônico em 03 e 11 de novembro de 2010 (edições do DJe de 29/10 e 10/11). Foram inscritas 104 composições originais e inéditas, que foram identificadas apenas com código numérico para que fosse assegurado o sigilo da autoria durante todo o processo de seleção.
No dia 02 de novembro de 2011, foi realizada a gravação da composição vencedora, com participação da Orquestra Sinfônica e do Coral Lírico de Minas Gerais. Em janeiro de 2012, o Hino foi disponibilizado a todas as comarcas mineiras, para que seja executado em solenidades oficiais do Tribunal de Justiça, conforme determina a Resolução 664, de 02 de agosto de 2011.

Fonte: TJMG


Clique e ouça o Hino do Poder Judiciário do Estado de Minas Gerais.

Ricardo Bastos Machado


Livros

A minhoca sem nome

Infanto-juvenil

Sinopse

Como pode uma minhoca não ter nome próprio? O autor, com alma de criança, narra a "viagem" da protagonista minhoca pela imaginação infantil até chegar ao ponto final, na qual ela é batizada de Giramundo. Texto leve, didático e preciso, aliás, traços do autor.

Alma

Crônicas

Sinopse

Crônicas sucintas que carregam profundas mensagens. Segundo o prefaciador Audebert Delage, "o autor nos lega uma "quase centena" de agradáveis crônicas de profundidade e beleza, levando-nos à apreciação do belo e do que a vida tem de melhor."

Amigo para sempre (prelo)

Crônicas

Carpe Diem

Autoajuda

Sinopse

Nas palavras do Professor Luiz Cruz, "são verdadeiras lições de filosofia, são constituídas de textos que, altamente didáticos, se irmanam às composições que visam à autoajuda". O escritor "ensina lições de vida em fala lírica e convincente".

Mãe para sempre

Crônicas

Sinopse

Falar de mãe não é fácil para qualquer filho. Mas o autor conseguiu, com maestria, dizer coisas lindas sobre as "mães presentes" e "mães da saudade". Comovente o livro, que facilmente arranca reflexões e lágrimas do leitor.

O Planeta Marrom (prelo)

Educação ambiental

Pingo d´Água

Poemas

Sinopse

"Termino a leitura e saio encharcado do lirismo que impregna e umedece cada página e cada poema deste livro encantador." (Luiz Cruz)

Ricardo Bastos foi o escritor homenageado pelo Colégio Objetivo -COC - Passos nas comemorações do dia da cidade.

 Livros Publicados 7 obras
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Hino do Poder Judiciário é gravado

[Marcelo Albert]GRAVAÇÂO- O juiz Ricardo Bastos Machado e o músico Daniel Augusto Oliveira Machado acompanharam a execução do hino
{GRAVAÇÂO- O juiz Ricardo Bastos Machado e o músico Daniel Augusto Oliveira Machado acompanharam a execução do hino}

“A voz dos mineiros aspira à justiça eficiente, imparcial. Reforça nosso empenho e luta na busca da harmonia social”. Esse é o início da letra do Hino do Poder Judiciário de Minas Gerais e em harmonia também estavam a Orquestra Sinfônica e Coral Lírico de Minas Gerais no momento da gravação do hino que, em breve, poderá ser executado em todas as solenidades e comarcas do estado. Em clima de descontração, mas respeito, como bem lembrou o maestro Gabriel Rhein-Schirato, a gravação foi realizada hoje, 2 de novembro.

Não houve necessidade de palavras para demonstrar o que essa gravação significava para os autores do hino, vencedores do concurso para esse fim realizado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef). Ao final da primeira execução, o juiz da Vara de Família e Sucessões de Passos, Ricardo Bastos Machado, autor da letra, discretamente virou-se e enxugou algumas lágrimas. Mas elas teimavam em cair. Seu sobrinho, o músico Daniel Augusto Oliveira Machado, autor da música, acompanhava com olhar atento cada um dos instrumentos de corda, sopro e percussão e, por vezes, compartilhava do ritmo com a cabeça e mãos.

“Fiz questão de vir. Nunca tinha presenciado uma execução musical tão de perto. Além da satisfação, é um momento histórico”, comentou o juiz. “Honrado e emocionado, essas são as palavras para definir meus sentimentos. É um privilégio ouvir a música gravada por orquestra tão renomada. É minha primeira experiência como compositor e é muito gratificante. É muito legal receber o cumprimento de tantas pessoas, entre elas colegas de trabalho e de curso que fazem parte da orquestra”, disse Daniel Oliveira.

Para o maestro, a gravação do hino do Poder Judiciário de Minas Gerais é uma honra e um trabalho de muita responsabilidade, pois será cantado por muitas pessoas de todo o estado. Segundo ele, “letra e música são de alta qualidade”.

Premiação
Quando da premiação, em 30 de setembro, o presidente do TJMG, desembargador Cláudio Costa, parabenizou o 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Herculano Rodrigues, pelas inovadoras iniciativas de promover a criação da bandeira e do hino do Poder Judiciário e pelo notório destaque da Ejef em todo o país. “A história da Ejef já se mostra suficiente para motivar o meu orgulho de estar aqui hoje e poder participar desta comemoração. Porém, há outro fato especialmente relevante para mim, que muito me emociona neste momento. Meu pai, desembargador Hélio Costa, foi o primeiro superintendente da Ejef”, afirmou na ocasião. 

De acordo com o 2º vice-presidente, “de forma democrática, o cidadão das Minas Gerais teve oportunidade de expressar seus anseios e sua concepção de Justiça. A adoção do Hino do Judiciário mineiro fortalece a identidade institucional e dissemina os ideais já expressos na missão, visão e valores”.

Bastidores da gravação
Segundo o diretor artístico da Fundação Clóvis Salgado, Sérgio Reis, como o hino original foi feito para gravação com instrumentos de corda e o TJMG solicitou que se ampliasse para que toda a orquestra pudesse gravá-lo, foi necessária uma alteração no arranjo. Para que isso fosse possível, a gravação em mp3 do hino foi enviada ao maestro Marcelo Ramos, nos Estados Unidos, que, dada à urgência, em dois dias, fez o arranjo para a orquestra e a encaminhou também por e-mail.

O coral da Fundação Clóvis Salgado já vinha ensaiando há alguns dias a letra, mas a orquestra teve intensos ensaios na segunda e na terça-feira, a fim de que o resultado dessa harmonia pudesse ser realizado na quarta-feira, 2 de novembro.

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
TJMG - Unidade Goiás
(31) 3237-6568


ascom@tjmg.jus.br 

Nenhum comentário: